Tópico: As correntes religiosas e as escolas de pensamento
Podemos organizar a religiosidade indiana em três grandes correntes: Bramanismo, Shivaísmo e Vishnuísmo. A primeira trata das antigas concepções védicos brâmanes, incluindo os cultos ao soma, aos deuses arianos (Indra, Agni, Suria), e são responsáveis pela manutenção das estruturas sociais através de reprodução de cultos e rituais de caráter restrito e clássico. Já o Shivaísmo , tal como o Vishnuísmo são desdobramentos populares da absorção e expansão dos cultos aos deuses Shiva e Vishnu, além de seus consortes e aparentados. Atualmente são os cultos mais difundidos na sociedade, e é possível que mesmo em tempos antigos também fossem os mais abrangentes: isso porque eles surgiram, como foi dito, no seio da sociedade, com cerimônias populares e abertas, e conseqüentemente mais simpáticas à todas as varnas. Juntam-se a essas duas religiões que se difundiram perto da era Maurya, o jainismo e o budismo (que teriam surgido no século VI a.C.). Ambos são desdobramentos da cultura védica, mas enquanto o primeiro se propunha a radicalizar o aspecto do ascetismo, o segundo propunha uma salvação universal e proselitista, o que o destacou do resto da sociedade como uma espécie de nova religião.