Índice

Texto de Apoio - Sama Veda

(Prapataca 1, Dasati 2)
1 - Ahi - Agni divino, louvam-te estes homens a fim de adquirirem força. Destrói seus inimigos, cura-os das duas doenças.
2 - Vamadeva - Imploro-te com as minhas preces. Es o mensageiro dos deuses, o possuidor de toda riqueza, o portador das ofertas, o imortal, o grande sacrificador.
3 - Em tua presença colocam-se as irmãs, devoradoras do sacrifício. Elas concedem riqueza e andam por todos os lugares.
4 - Maduchhanda - Agni, que desfazes as trevas, nós nos aproximamos de ti, todos os dias, com nossa mente esclarecida, prosternando-nos.
5 - Sunassepa - Agni, conheces a maneira de se louvarem os deuses, sabes qual o gênero de louvores com que se obtêm os favores de Rudra, que aperfeiçoa todo sacrifício feito na moradia dos homens.
6 - Medatiti - És convidado ao excelente sacrifício. Bebe o sumo da planta da lua.(12) Vem, Agni, acompanhado dos Maruts.
7 - Sunassepa - Desejo adorar-te com os ritos sagrados, tu que és como um cavalo de guerra e que brilhas acima dos sacrifícios.
8 - Assim como te chamaram Aurva e Bhrigu, assim te chamas Agni o puro, residente no oceano.
9 - Que o homem esclarecido por Agni execute o sacrifício sem distrair-se. Sou o homem que acende Agni com as ofertas que dissipam as trevas.
10 - Vatsa - Agora, os homens olham a luz admirável, outrora unida às águas (13) e hoje no firma- mento.

[(12) O soma, suco obtido pela maceração das fibras da "asclepias acida", de cor alvacenta e sabor açucarado. Filtrado em uma peneira feita de tiras de couro de vaca, recolhido pelo potri - auxiliar do oficiante - em um vaso, depois de fermentado o suco do soma era derramado sobre a chama, inflamava-se e evaporava-se. Considerava-se a "asclepias" como sendo influenciada pela deusa Lua].
[(13) A primeira fase da criação do universo foi a da matéria liquefeita, da qual emergiu o espírito criador que voltou ao céu. Há uma analogia com o mito do Gênesis bíblico, em que as trevas foram substituídas pelas águas, sobre as quais flutuava o espírito santo. "Et Spiritus Dei ferebatur super aquas"].


(1, 10)
1 - Namadeva - Nós nos refugiamos ao lado do rei Soma, Varuna, Agni, Aditia, Visnú, Suria, Brahma e Vriaspati.
2 - Os conquistadores da terra elevam-se do mundo inferior às altas regiões do céu, tal como subiram ao paraíso os descendentes de Angiras.
3 - Nós te acendemos, Agni, a fim de nos concederes grandes riquezas. Tu que fazes chover as bênçãos, aprova nossos manjares excelentes, próprios para os sacrifícios, produto do Céu e da Terra.
4 - Gritsamada - Tudo quanto dizemos é ex- pressão sincera do nosso pensamento. Agni sabe onde se servem as ofertas dos sacrifícios. Assim como o céu envolve o horizonte, assim Agni inspira os nossos cânticos.
5 - Paiú - Agni, destrói em toda parte o funesto esplendor dos nossos inimigos. Destrói o poderio e a força dos gigantes Iatudanas.(14)
6 - Prascanva - Agni, prepara aqui um excelente sacrifício para os Vasús, os Rudras, os Aditias, e para os outros deuses, descendentes de Manú, para as divindades que trazem a chuva.

[(14) No Ramaiana, os gigantes latudanas são derrotados em combate com o herói Rama].