Regras Para um Chefe de Família
Tendo morado com um mestre durante a quarta parte da vida
de um homem, um brâmane deve viver a segunda parte de sua exis-
tência em sua casa, depois de ter-se esposado.
Um brâmane deve buscar um meio de subsistência que não cause
dor aos outros, ou a menor possível, e viver disso, a não ser em
tempos difíceis.
Para o fito de ganhar sua subsistência, seja-lhe permitido acumu-
lar propriedade seguindo essas ocupações irrepreensíveis prescritas para
sua casta, sem fatigar demais seu corpo.
Que nunca siga os caminhos do mundo, para subsistir; que viva
a vida pura, correta e honesta de um brâmane.
Quem desejar a felicidade deverá esforçar-se por ter uma dispo-
siçao perfeitamente satisfeita e controlar-se, pois a felicidade tem o
contentamento por raiz, sendo a indisposição a raiz da infelicidade.
Seja ele rico ou mesmo na dificuldade, que não procure a riqueza
em atividades pelas quais os homens se dividem, nem por ocupações
proibidas, nem tampouco aceite presentes de qualquer pessoa, seja lá
quem for.
Que nunca se prenda, por desejo de desfrute, a qualquer prazer
sensual, e que elimine cuidadosamente uma ligação excessiva ao mes-
mo, refletindo em seu coração sobre sua falta de valor.
Que evite todos os meios de adquirir riqueza que impeçam o es-
tudo dos Vedas; que se mantenha de qualquer maneira, mas estude,
porque essa devoção ao estudo dos Vedas garante a realização de seus
objetivos.
Que ande aqui na terra, trazendo suas roupas, fala e pensamentos
em conformidade com sua idade, ocupação, riqueza, sabedoria sagrada
e sua raça. (8)
(4.1-3, 11-12, 15-18).
O Poder da Verdade
A verdade é tida como o meio inigualável de purificação da
alma. A verdade é a escada pela qual o homem sobe ao céu,
como uma barca navega de uma para outra margem do rio.
Se a verdade e mil sacrifícios de cavalos forem pesados entre
si, Será verificado que a verdade pesa mais do que mil cavalos
sacrificados.
Um tanque é melhor do que cem poços, uma oferenda melhor
do que cem tanques, um filho melhor do que cem oferendas e a
verdade melhor do que cem filhos.
É a verdade o que faz a terra dar a luz todos os seres, é
quem faz o sol nascer.
É através da verdade que os ventos sopram e as águas correm.
A verdade é o maior bem, o meio mais eficaz de austeridade,
o mais elevado dever no mundo, sendo assim revelada a nos.
Os deuses são a verdade simplesmente, a raça humana a fal-
sidade. Aquele cuja mente for persistente na verdade obtém um
estado divina mesmo neste mundo.
Fala a verdade e abandona a falsidade. É pela verdade que
tu atingiras o céu. Pronunciando uma falsidade, tu te precipitarás
numa morada infernal pavorosa.
E nos infernos os ajudantes impiedosos de Yama, (a) dotados de
grande força, cortarão tua língua e te ferirão com espadas cons-
tantemente.
E te atacarão com lanças, enquanto chorares indefeso. Quan-
do estiveres de pé, eles te derrubarão e atirarão nas chamas.
Depois de teres passado assim bastante tempo nas torturas agu-
das do inferno, entraras neste mundo com os corpos horríveis de
abutres, corvos e outras criaturas desprezíveis.
Tendo descoberto esses males de que se acompanha a falsi-
dade e conhecendo, por outro lado, as vantagens resultantes da
veracidade, deves falar a verdade e com isso salvar-te. Não te ar-
ruines irresponsavelmente. (10)
(Narada-smrti, 1. 210-220 )
a) O deus da morte.
Tradução por Louis Renou