A Iniciação
A iniciação é a consagração de acordo com os textos dos Vedas,
de um homem que deseja e pode utilizar o conhecimento sagrado.
Saindo da treva, ele na verdade entra na treva, o homem que outro
não-versado nos Vedas inicie, e o mesmo acontece com aquele que, sem
ser versado nos Vedas, execute o rito da iniciação.
Como executante desse rito de iniciação, ele buscará conseguir um
homem em cuja família a sabedoria religiosa seja hereditária, que a
possua ele próprio e seja devoto em seguir a lei.
E sob o mesmo a ciência sagrada deve ser estudada até o fim des-
de que o mestre não se desvie dos mandamentos da lei.
Aquele de quem o aluno recolhe o conhecimento de seus deveres
religiosos é chamado mestre.
O mestre jamais devera ser ofendido pelo aluno.
Isso porque o mestre faz que o aluno nasça uma segunda vez, trans-
mitindo-lhe conhecimento sagrado.
O segundo nascimento é o melhor.
O pai e a mãe produzem o corpo, apenas.
Que ele inicie um brâmane na primavera, um xatria no verão, um
vaixá no outono, um brâmane no oitavo ano apos sua concepção, e
um vaixa no décimo-segundo.
Segue-se agora a enumeração dos anos a escolher para o cumpri-
mento e algum desejo determinado.
Que ele inicie uma pessoa desejosa de excelência no conhecimen-
to sagrado em seu sétimo ano, uma pessoa desejosa de vida longa em
seu oitavo ano, uma pessoa desejosa de vigor masculino em seu nono
ano, uma pessoa desejosa de alimento em seu décimo ano, uma pessoa
desejosa de força em seu décimo-primeiro ano, uma pessoa desejosa de
gado em seu décimo-segundo ano.
Não ha abandono do dever se a iniciação tiver lugar, no caso do
brâmane, antes de completar dezesseis anos, no caso do xatria antes de
completar vinte e dois anos, no caso do vaixa antes de completar vinte
e quatro anos. Que ele seja iniciado em idade tal em que possa cumprir
seus deveres, declarados em seguida.
Se tiver passado o tempo próprio para a iniciação, ele observara pelo
espaço de dois meses os deveres de um estudante, como é observado
pelos que estudam os três Vedas.
Depois disso ele poderá ser iniciado, após o que se banhara diaria-
mente por um ano, e depois disso poderá ser instruído.
Aquele cujo pai e avo não tenham sido iniciados, e seus dois an-
cestrais, são chamados "matadores do brahman".
A união sexual, a comida e o intermatrimonio com eles devem ser
evitados.
Se desejarem, poderão executar a expiação seguinte: do mesmo modo
como para a primeira negligência da iniciação, uma penitência de dois
meses foi prescrita, de modo que eles farão penitência por um ano.
Em seguida poderão ser iniciados, com o que deverão banhar-se
diariamente.
(Apastamba, 1.1 )
por Louis Renou